Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Princípios Básicos de Investimento

Hoje vamos falar um pouco sobre alguns cuidados básicos que o investidor deve ter ao entrar no mercado de ações.

Ponto 1: Conhecer o seu perfil
É fundamental que o investidor realize seus investimentos de acordo com o seu perfil para evitar prejuízos futuros. Se os objetivos forem para efetuar um complemento da aposentadoria, este investidor deverá direcionar seus recursos para ações de menor volatilidade (atuam em mercados maduros) e que pagam bons dividendos. No caso do investidor ter como objetivo auferir grandes lucros deverá optar por empresas que iniciam sua atividade operacional em um mercado promissor. Mas, este investidor agressivo deverá ter consciência que existem grandes riscos e ele poderá auferir grandes prejuízos se a empresa não obtiver sucesso no novo negócio.

Ponto 2: As notícias
As notícias estampadas nos jornais operam com um atraso em relação à resposta do mercado. Explicando: o mercado provavelmente já precificou aquelas notícias estampadas nos jornais. O mercado financeiro funciona antecipando as condições econômicas e financeiras de uma empresa e das variáveis macroeconômicas do país.

Alguns temas dominam a volatilidade dos mercados e afetam mais o desempenho do mercado acionário: Balança de pagamentos, desempenho da economia, inflação, taxa de juros.
A Balança de pagamentos reflete o desempenho das contas do governo na sua interação com o mundo e divide-se em transações correntes (como nosso país interage comercial e financeiramente com o mundo) e conta capital (como nosso país financia sua interação com o mundo).
As transações correntes dividem-se em balança comercial (importações e exportações), balança de serviços (juros, dividendos, viagens internacionais, fretes, royalties) e transferências unilaterais (remessa de recursos para o exterior para familiares no exterior).
A conta capital divide-se em empréstimos e financiamentos e investimentos diretos.
Notícias sobre o superávit das transações correntes, aumento nos investimentos diretos, queda do custo da dívida, diminuição do déficit fiscal são sempre acompanhadas de otimismo do mercado de ações. Elas refletem um equilíbrio nas contas do governo.
O equilíbrio das contas internas tem reflexo imediato na balança de pagamentos. O resultado das contas internas pode-se resumir no seguinte:
Resultados de impostos, taxas e contribuições – despesas com pessoal – transferências e subsídios – investimentos = resultado primário (superávit primário ou déficit primário).
Resultado primário – despesas financeiras com a rolagem da dívida = resultado fiscal.

O principal problema brasileiro é o déficit fiscal, que pode ser financiado com a emissão de moeda, aumento de impostos ou empréstimos à sociedade através dos títulos públicos. O mercado não vê com bons olhos essas modalidades de financiamento, já a utilização de superávit primário com a diminuição dos custos da máquina pública é exigência do mercado.
Portanto, o equilíbrio da balança de pagamentos e das contas internas através do superávit primário é fundamental para um bom desempenho do mercado de ações.

No Brasil, o processo inflacionário é causado pelo aumento dos custos de produção e pela inflação inercial que é causada pela grande indexação da economia brasileira. Outro fator que também produz inflação é a emissão de moedas sem uma contrapartida de geração de produção.
O processo inflacionário produz altas taxas de juros que interferem no humor do mercado. Os investidores preferem colocar dinheiro em títulos públicos com as elevadas taxas de juros do que arriscar em investimentos na produção correndo o risco de margens apertadas.
A elevação de juros é devido a um processo inflacionário ou a percepção do mercado de um maior risco no pagamento de dívidas e exigência de taxas maiores para financiar o déficit público.

Ponto 3: comportamento do investidor
Dois comportamentos importantes que o investidor deve adotar é analisar o momento econômico e financeiro do país através da balança de pagamentos e do controle interno de suas contas. Além disso, quando visualizar que a compra do ativo não foi acertada, deve imediatamente vendê-lo.

Deixo um abraço para todos e até o próximo post, onde vamos falar sobre a análise fundamentalista e análise técnica.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário