Powered By Blogger

sábado, 29 de outubro de 2011

Atualização da Carteira de Investimento

Ainda estou devendo a atualização da carteira de investimentos alocada em janeiro, inclusive dividendos e valor de mercado dos ativos. Vamos combinar de efetuar essa atualização no fim do ano, quando também faremos uma nova alocação.

Uma análise superficial, podemos tecer algumas considerações sobre a carteira:

  • Alguns ativos tiveram uma queda acentuada
ETER – -20%, motivada pelo desaquecimento do mercado imobiliário.
FRIO3 - -30%, motivada pelos balanços trimestrais que vieram ruins.
FMOF11 - -10% que é uma aposta de longo prazo, portanto a vacância do prédio justifica o preço baixo apesar da possibilidade de locação que poderá levar o ativo para cerca de 150 reais.
NSLU11B - -20%, motivada pela solicitação do locatário de reduzir em 22% os rendimentos de aluguéis. Aqui é importante frisar que a solicitação do locatário não tem uma justificativa razoável, caracterizando uma quebra de contrato o que é muito grave para o mercado de fundos imobiliários. Inclusive ocorreu uma modificação nas garantias contratuais sem a prévia consulta da administradora.

  • Alguns ativos tiveram um excelente rendimento
CIEL3 – 40%, motivada por uma queda anterior acentuada que não se justificou nos números da empresa.
KNRI11 – 30%, motivada pelos ativos do fundo serem de excelente qualidade.

Estes valores não levaram em consideração os dividendos, mas o mais importante é verificar que apesar da queda acentuada de alguns ativos a carteira obtém um rendimento de aproximadamente 3% devido a diversificação combinada com valores de aplicação menores para ativos mais arriscados, que protegeu a carteira. O erro da carteira foi não diminuir os recursos alocados em NSLU11B, que tinha um grande risco devido a ter um único locatário.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário