Powered By Blogger

terça-feira, 1 de novembro de 2011

BOVESPA - 29102011



No gráfico semanal, começa a surgir uma tendência de alta, deixando para trás as resistências de 55 mil e 59 mil. Observamos também o corte na LTB confirmando a força compradora do mercado. O índice chegou a trabalhar acima da MM200 que é mais um indicador de força.  
A formação de candle bastante animadora, com uma formação positiva três vezes o tamanho do candle anterior (candle longo) também confirma a tendência de alta, pelo menos no curto prazo.  Observamos a formação de três candles verdes (freqüência), além da inexistência de sombra para baixo, confirmando a força do mercado.
O SAR parabólico se mantém distante dos preços mostrando também força compradora. O MACD indicando também força compradora, apesar de ainda distante do eixo do zero, que indicaria um equilíbrio das forças. Não foi observado a divergência de MACD. O Volume vem crescendo juntamente com os preços do mercado, indicando força no movimento de alta.

No gráfico diário, em 10 anos foram poucas as oportunidades de comprar o índice abaixo da MM200. Em 2008 ficamos por quase 8 meses trabalhando abaixo da média. O índice aproximou-se da MM200 que se encontra em uma importante região de resistência – 59K, após passar por importante resistência nos 55K.
O MACD também está mostrando força compradora, o que pode ser um sinal de reversão de curto prazo. O SAR parabólico ainda mantém uma distancia confortável dos preços, indicando a tendência de alta no curto prazo.
A freqüência de candles verdes demonstra a força dos touros nesse momento, com cinco dias de alta. Entretanto, devemos ficar atento a um possível retorno aos cinqüenta mil pontos devido a forte resistência 59.513 o que iria confirmar uma congestão do mercado desde agosto.
Sugiro não confiar nessa esticada do mercado, pois como visto no post anterior, mesmo com a recuperação européia o crescimento não deve ser expressivo, devido às renuncias fiscais dos países o que poderá diminuir o ritmo da economia. Qualquer trovoada poderá trazer os preços para os 46 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário